Ter uma educação que visa oportunizar diversas experiências educativas é o ideal para crianças e adolescentes nos dias de hoje.
Nesse sentido, temos o ensino integral, uma intencionalidade que favorece aprendizagens importantes para o aluno em diferentes linguagens.
Seja ela verbal, artística, corporal ou tecnológica, o ensino de tempo integral envolve o desenvolvimento da autonomia do aluno para o estudo e aprofundamento dos conteúdos já citados.
Alinhado a isso, esse tipo de educação também envolve o autocuidado, sociocultural, esportivo e socioemocional.
Neste conteúdo, iremos mostrar mais sobre o ensino integral e suas vantagens, compartilhando também as vivências e práticas das escolas da rede Multiverso Educação.
O que é ensino integral e como funciona?
O ensino integral é um projeto de ampliação da jornada escolar. Dessa maneira, além das matérias tradicionais, como português, matemática e história, e que são estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se tem ainda outras atividades complementares. Entre elas:
- Esportes;
- Atividades artísticas;
- Informática.
- Aulas de idiomas;
- Reforço escolar;
- Grupos de leituras.
Portanto, o ensino integral vai além do ensino regular, pois favorece uma formação humana plena.
Isso porque a metodologia de ensino objetiva cuidar e educar, englobando as múltiplas dimensões do desenvolvimento do aluno.
Nesse sentido, temos a amplitude do aprendizado por meio de experiências enriquecedoras.
Desse modo, crianças e adolescentes poderão se desenvolver de forma mais assertiva e completa, contribuindo para uma formação intelectual, socioemocional e cultural.
- Confira também: O que é a educação socioemocional e como adotá-la em sua escola?
Para saber a importância do ensino integral, continue a leitura do conteúdo abaixo.
Qual a importância do ensino integral?
O mundo atual conta com situações inéditas e que desafiam a maioria das pessoas. Assim, estar preparado para enfrentá-las da maneira correta é o melhor para reagir em momentos adversos.
Nesse sentido, a importância do ensino integral é justamente ter uma educação que vai além do ensino regular. Isso porque a metodologia é baseada em aspectos essenciais que visam educar crianças e adolescentes de forma completa.
Além disso, o ensino integral também tem como objetivo o bem-estar e o pertencimento no ambiente escolar.
Todas essas ações deixarão os jovens bem mais preparados para lidar com situações novas e desafiadoras de suas experiências até então vividas.
Como ajudar o aluno a se adaptar ao ensino integral?
Muitos pais e responsáveis temem por crianças e adolescentes não se adaptarem ao ensino integral.
Para evitar isso, medidas podem ser tomadas pelos pais. Confira abaixo:
- Apresentar a escola para as crianças e adolescentes;
- Envolver os jovens na organização dos materiais do tempo integral;
- Mostrar a eles como o tempo integral contribui para que eles realizem com segurança as atividades escolares, tendo o apoio no aprofundamento dos conteúdos e na sua socialização com os colegas.
Na Multiverso Educação, o fortalecimento para transmitir segurança ao ensino integral é feito pelos educadores, que orientam as famílias como devem agir no preparo desses estudantes.
Quais as vantagens do ensino integral
Agora que você já sabe o que é o ensino integral, assim como sua importância e como preparar crianças e adolescentes adequadamente, chegou a hora de descobrir as suas vantagens.
Aqui, na Multiverso Educação, o ensino integral visa oferecer aos alunos uma experiência que tenha relação com a amplitude na sala de aula.
Confira alguns benefícios e vantagens para os responsáveis e alunos:
Liberdade para os pais
Muitos pais e responsáveis são ocupados devido ao trabalho e outras rotinas. Assim, eles não têm tempo suficiente para se dedicar no auxílio aos estudos que os filhos necessitam.
Dessa maneira, o ensino integral pode ser a chave para os pais terem mais tranquilidade em relação a educação de seus filhos.
No entanto, o acompanhamento regular nos estudos por parte dos pais ainda é essencial.
Melhor rendimento nos estudos
Por terem orientação de estudos para poder tirar dúvidas, as crianças e adolescentes terão melhores rendimentos escolares.
Com isso, é possível visualizar a diferença positiva em relação aos estudos com o tempo integral.
Apoia a prática de esportes
Uma das atividades essenciais do tempo integral é o incentivo à prática de esportes. Desse modo, os alunos poderão exercitar-se e gastar energias de forma adequada e com ajuda de profissionais qualificados.
Refeições com orientações de nutricionistas
Os cardápios ofertados por escolas de ensino integral são feitos com base em orientações de profissionais nutricionistas.
Portanto, as crianças e adolescentes irão realizar suas refeições de maneira mais adequada, mantendo-as saudáveis.
Mais lazer e cultura
A grade de estudos ampliada também proporciona a crianças e jovens vivências com atividades artísticas. Esses tipos de experiências ajudarão os alunos a se expressarem melhor.
Desenvolvimento social
Por passarem mais tempo com colegas e professores, os alunos do ensino integral desenvolvem mais suas relações sociais e emocionais. Consequentemente, ela também trabalha melhor a resolução de desafios de forma colaborativa.
Evita o tempo ocioso
A organização da agenda das crianças e jovens é outro ponto trabalhado por meio do tempo integral. Uma vez que a criança e adolescente tem sua rotina preenchida com atividades que ajudarão em seu desenvolvimento, melhor será o aproveitamento do seu tempo e do senso de organização.
Gostou do conteúdo e quer receber mais como esses no seu e-mail? Inscreva-se em nossa newsletter no campo abaixo.