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        O que é a educação socioemocional e como adotá-la em sua escola?

        16 dezembro 2022

        O desenvolvimento integral de crianças e adolescentes é um dos desafios da maioria das escolas de Educação Infantil e Ensino Médio. Nesse sentido, temos a educação socioemocional, processo contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

        A instituição estabelece uma abordagem educacional que articule os conhecimentos científicos, a criticidade e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Para trabalhar a educação socioemocional, a abordagem precisa está dentro do currículo da escola a fim de preparar os alunos para outros aspectos da vida. 

        Neste conteúdo, você, gestor escolar, saberá mais sobre o que é educação socioemocional, seus pilares, importância e por que você deve adotar em sua escola. 

        O que é educação socioemocional?

        O ensino integral é uma abordagem que entende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões. Portanto, a educação socioemocional é fundamental e trata-se de um processo que tem como principal objetivo trabalhar os aspectos sociais e emocionais dos alunos.

        Desse modo, o tema, que faz parte da base obrigatória por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objetiva a formação de seres humanos mais responsáveis, autônomos e seguidores das regras da sociedade. 

        Assim, a educação socioemocional deve estar no contexto de instituições que queiram passar aos seus alunos um ensino diferenciado. Por isto, é necessário uma adequação do currículo da escola. 

        Quais as competências da educação socioemocional?

        As competências da educação socioemocional são habilidades que precisam ser desenvolvidas pelo aluno. De acordo com a BNCC, elas podem ser divididas em 5 competências:

        • Autogerenciamento;
        • Autoconhecimento;
        • Consciência social;
        • Tomada de decisões;
        • Habilidades de reconhecimento.

        Para entender mais sobre cada uma delas, explicamos sobre abaixo:

        Autogerenciamento

        A competência de autogerenciamento tem a ver com uma gestão eficiente do estresse e o controle de impulsos. Dessa maneira, o aluno poderá futuramente traçar melhor seus objetivos e definir metas. 

        As boas escolhas pessoais, sociais e profissionais serão refletidas como resultados.

        Autoconhecimento

        Para que o autogerenciamento seja possível, é necessário ter autoconhecimento. Em outras palavras, esta competência envolve o conhecimento pessoal de cada aluno, assim como de suas forças e limitações. 

        Além disso, é necessário ter em mente uma atitude confiante e voltada para o crescimento.

        Consciência social 

        A consciência social diz respeito à empatia desenvolvida pelo próximo. Dessa forma, a competência também prevê um maior respeito pela diversidade e a valorização das diferenças. 

        Tomada de decisões

        A competência de tomada de decisões visa ajudar os alunos a tomar decisões que serão saudáveis para seu futuro. Nesta competência, tem-se a valorização das escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

        Habilidades de relacionamento

        A competência do relacionamento busca a criação e o desenvolvimento do trabalho em conjunto pautados na comunicação e participação social. Portanto, também é trabalhada a capacidade de cooperação sempre que necessário. 

        Nessa linha de raciocínio, é preciso ensinar aos alunos o valor do respeito como principal ferramenta para evitar ou solucionar conflitos.

        A importância da educação socioemocional 

        A educação socioemocional está pautada em diversas áreas do desenvolvimento humano, como físico, social, emocional e cognitivo. Essas esferas são trabalhadas de forma integrada buscando o crescimento do aluno. 

        Ao colocar todas as competências em prática, o socioemocional forma crianças e adolescentes mais críticos, equilibrados e com mais proatividade. 

        Além disso, os alunos que têm acesso a esse tipo de abordagem educacional podem conquistar melhor desempenho acadêmico.

        Por que adotar a educação socioemocional em sua escola?

        Adoção da educação socioemocional diversos benefícios para todos que fazem a escola. Alunos, professores e os demais funcionários serão beneficiados com esse tipo de abordagem. Assim, alguns dos benefícios com adoção dessa metodologia são: 

        • Adequação à BNCC;
        • Maior desenvolvimento dos alunos;
        • Participação maior dos familiares;
        • Ambiente mais harmônico;
        • Profissionais das escolas mais engajados. 

        Agora você sabe os benefícios, continue a leitura e saiba como implementar a educação socioemocional na sua escola. 

        Como implementar a educação socioemocional na sua escola?

        A implementação da educação socioemocional exigirá esforço de todos os envolvidos que fazem a escola. No entanto, os resultados são de curto a longo prazo.

        Saiba como implementá-la na sua escola com os passos a seguir: 

        Adequação o currículo da sua escola

        O primeiro passo para implementar esse tipo de ensino é adequar o seu currículo à abordagem. Isso porque todas as competências e habilidades devem ser incluídas nas disciplinas dos alunos. 

        Assim, essa etapa apenas será possível após sua escola passar por um planejamento que seja baseado no autoconhecimento, resiliência e empatia. 

        Desse modo, sua instituição passará por essa transição com sucesso. 

        Reavalie seu material didático

        Com um currículo atualizado na premissa da educação integral e, consequentemente, com a inclusão da educação socioemocional, o seu material didático também precisa ser reavaliado.

        Isso porque eles precisam estar alinhados ao currículo, bem como atualizados às competências que serão trabalhadas nessa nova etapa. 

        Busque por profissionais capacitados

        Os professores e profissionais também precisam estar capacitados para trabalhar as habilidades propostas pela educação socioemocional juntamente aos alunos. 

        Dessa maneira, sua escola também pode buscar capacitação para os professores por meio de treinamentos, oficinas e workshops. 

        Proponha atividades alinhadas à educação socioemocional

        Adotar metodologias que estejam alinhadas à educação socioemocional em sala de aula é essencial para a implementação da modalidade. Portanto, temos alguns exemplos que podem ser seguidos:

        • Debates e seminários;
        • Atividades artísticas e criativas
        • Brincadeiras em duplas;;
        • Oficinas de aprendizado;
        • Painel de emoções;
        • Uso de jogos e brincadeiras.

        A Multiverso Educação é especialista no emprego da educação socioemocional para alunos do Ensino Infantil ao Médio. Caso queira saber mais sobre nossa instituição e como ela pode ajudar sua escola, clique aqui.

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