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        Para além do boletim escolar: Conheça os principais indicadores de aprendizagem e seus benefícios

        11 outubro 2023

        Indicadores de aprendizagem vão além da tradicional ideia de notas, comumente associada à educação no Brasil.

        Esses indicadores são diretrizes que visam não apenas aferir o desempenho dos alunos, mas também avaliar as práticas dos professores em sala de aula e o funcionamento da própria escola no que diz respeito à formação e acompanhamento docente.

        Portanto, eles desafiam a concepção secular de que apenas os alunos devem ser submetidos a avaliações.

        Neste blog, falaremos sobre quais são os principais indicadores de aprendizagem, seus desafios e benefícios para as escolas e alunos, bem como novos métodos de ensino que são incrementos para essas avaliações.

        Por que os indicadores de aprendizagem são importantes?

        Os indicadores de aprendizagem desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, na promoção da igualdade de oportunidades, na preparação dos alunos para o futuro e na avaliação e aprimoramento do sistema educacional como um todo.

        Eles são uma ferramenta valiosa para promover uma educação de alto desempenho e orientada para resultados.

        É importante compreender que tanto os professores quanto as escolas, e até mesmo os órgãos de gestão pública, precisam ser avaliados periodicamente, para garantir que o processo de ensino resulte em um aprendizado satisfatório para os alunos, bem como melhores condições de atuação dos operantes da educação (professores, gestores, técnicos, escolas e as redes de ensino).

        Para a educação, eles têm um papel fundamental, pois proporcionam várias oportunidades, como:

        • Avaliação dos Alunos: medem o progresso dos alunos, identificando áreas de sucesso e necessidades de suporte, adaptando métodos de ensino e currículos;
        • Aprimoramento do Ensino: avaliam o desempenho de professores e instituições, incentivando melhorias nas práticas pedagógicas e qualidade do ensino;
        • Base para Decisões: fornecem dados quantitativos e qualitativos que orientam alocação de recursos, políticas educacionais e prioridades de investimento;
        • Transparência e Responsabilidade: promovem transparência, envolvendo pais, alunos e comunidade na avaliação do desempenho escolar, incentivando melhorias;
        • Avaliação de Políticas: avaliam a eficácia de políticas e programas educacionais, permitindo ajustes quando necessário;
        • Preparação Profissional: essenciais para preparar alunos com as habilidades necessárias para o mercado de trabalho;
        • Competitividade Global: contribuem para a competitividade internacional ao medir o progresso em direção a metas educacionais globais.

        Quais os principais indicadores de aprendizagem da educação?

        O primeiro indicador é o desempenho do aluno no ano escolar. Esse é de suma importância para que a escola acompanhe a aprendizagem dos estudantes, inclusive aferindo se estão aptos ou não a progredirem para a série seguinte.

        No entanto, a partir da promulgação da constituição de 1988, o Brasil passou a ter um olhar clínico sobre acesso e qualidade da educação.

        Foi nesse período que surgiram as avaliações em larga escala, um conjunto de provas aplicadas pelo Ministério da Educação para estudantes de diferentes níveis. Como exemplo temos o Saeb, o Enem e o Enade.

        Tais avaliações não analisam apenas o desempenho dos alunos. Professores, escolas, cidades e estados inteiros também são medidos.

        Como principais indicadores da educação podemos citar:

        • Média do aluno por disciplina e geral;
        • Média de aprendizagem por conteúdos;
        • Taxa de distorção idade/série;
        • Percentual docente com formação superior, inclusive pós-graduações;
        • Adequação de formação docente;
        • Esforço docente;
        • Complexidade da gestão escolar.

        Obviamente, estes indicadores variam entre escolas da rede privada, e até mesmo entre as de redes públicas, seja municipal, estadual ou federal.

        Por que somente o boletim escolar não pode ser visto como um “medidor” de aprendizagem eficaz?

        A escola de hoje enfrenta desafios que prejudicam a aprendizagem, sendo o acesso irrestrito de crianças e adolescentes às redes sociais o mais significativo deles.

        Como resultado, o processo educacional sofre impactos negativos, diminuindo a retenção dos alunos devido à notável queda na concentração e atenção.

        Nesse contexto, é preciso que as escolas intensifiquem seus esforços no ensino, priorizando a eficácia dos professores em sala de aula e aprimorando os métodos de ensino.

        Além disso, a avaliação do desenvolvimento do aluno não pode se limitar apenas à medição de notas em avaliações formais.

        É crucial reconhecer que atributos como habilidades sociais, comunicação, ética, adaptabilidade, liderança, autonomia e criatividade — as chamadas soft skills — desempenham um papel preponderante no mercado de trabalho.

        Também não se pode ignorar a importância das “hard skills”, que são igualmente desafiadoras de avaliar em avaliações tradicionais, abrangendo habilidades como pensamento computacional, proficiência em inglês, domínio avançado de Excel, gestão de pessoas e projetos, entre outras.

        Leia também: Avaliação Escolar: novas perspectivas e abordagens para além das notas.

        Como as novas metodologias de ensino se encaixam nesse cenário?

        Reconhecidas por sua abordagem inovadora, as tendências contemporâneas em educação representam métodos que se diferenciam da tradicional forma de ensino.

        Em outras palavras, os modelos de ensino baseados em aulas expositivas, currículos rígidos e a memorização, chamados de “decoreba”, não têm mais lugar na rotina escolar.

        As novas metodologias de ensino oferecem abordagens mais criativas, flexíveis e personalizadas para o aprendizado.

        Elas têm ênfase em mecanismos ativos e tecnologias educacionais que ajudam a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas, necessárias para o sucesso num mundo em constante mudança.

        Tais abordagens enfatizam o desenvolvimento em várias áreas. Assim, crianças e adolescentes podem exercer o pensamento crítico, a criatividade, bem como a resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação.

        Esses requisitos são extremamente importantes para a vida em sociedade e para educar seres humanos mais resilientes e empáticos.

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