Na escola do passado, a memorização de dados e informações prevalecia. Aos alunos, cabia absorver e repetir conceitos, que em geral não se transformavam em conhecimento.
Tradicionalmente, avaliações escritas são vistas de maneira negativa pelos alunos, que se sentem tensos e pressionados quando precisam realizá-las.
E por muito tempo, essa era a reação comum, afinal, avaliações são feitas para julgar o aprendizado adquirido ao longo do ano. Logo, responder 10 questões a respeito do conteúdo dos últimos meses deveria ser uma tarefa simples, não é mesmo?
Mas o que acontece é que esse processo se mostrou não só ultrapassado como infuncional, porque uma nota não sintetiza o real processo de aprendizagem do aluno.
Na escola atual, há uma mudança em direção ao aprendizado ativo, priorizando a compreensão, aplicação prática e pensamento crítico.
E é isso que veremos a seguir: as mudanças na concepção de avaliação escolar, novas metodologias que precisam ser instauradas e como a Multiverso Educação encara a avaliação na condução formativa do aluno.
O que é avaliação escolar e qual a sua importância?
A avaliação escolar há muito tempo é considerada uma ferramenta diagnóstica essencial nas instituições de ensino, e com o tempo ela se tornou parte integrante da cultura escolar.
Seu propósito principal é analisar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, avaliar a qualidade do ensino oferecido e contribuir para sua constante aprimoração.
No entanto, por vezes, essa ferramenta não é utilizada de maneira eficaz, o que prejudica a análise do desempenho dos alunos nas avaliações e, consequentemente, afeta a comunicação entre estudantes, professores e instituições, resultando em um impacto negativo no aprendizado.
Portanto, é fundamental enfatizar que tanto as instituições de ensino quanto os professores devem adotar uma visão abrangente da avaliação, explorando todo o seu potencial em prol do desenvolvimento humano e do aperfeiçoamento do desempenho dos estudantes.
Quando a escola se compromete em conduzir avaliações de ensino-aprendizagem diversificadas, contínuas e contextualizadas, ela contribui positivamente para a saúde mental dos alunos, fomenta o desenvolvimento de seu pensamento crítico e autonomia, fortalece o raciocínio lógico e promove a socialização, especialmente quando são realizadas avaliações em grupo.
Como melhorar o processo avaliativo?
Os estudantes ainda enfrentam uma certa apreensão em relação às avaliações, devido à nossa familiaridade com um modelo educacional opressivo, em que a avaliação frequentemente assume uma natureza punitiva, em vez de ser predominantemente formativa.
Nesse contexto, é fundamental repensar o papel da família, uma vez que os pais e mães, que cresceram durante o final do século passado, muitas vezes carregam vestígios desse modelo de educação quando interagem com seus filhos no presente.
É comum que as famílias ainda concentrem a análise do desempenho dos alunos exclusivamente na entrega do boletim escolar, ignorando quaisquer melhorias ou avanços que possam ter ocorrido, independentemente das notas obtidas.
Na escola moderna, torna-se cada vez mais evidente a importância de implementar processos adaptativos de ensino-aprendizagem. A instituição educacional deve monitorar o progresso na aquisição de conhecimento por parte do aluno e, com base nisso, intervir para promover seu aprimoramento contínuo.
No mundo atual, não é mais adequado que escolas, famílias e alunos considerem apenas uma nota como o único indicador do aprendizado ao longo de toda uma vida escolar.
Como garantir uma boa avaliação?
Na escola contemporânea, que valoriza a tecnologia, a inclusão e o diálogo, é inaceitável que os testes escritos sejam o único método de avaliação.
Ao longo do período letivo, é essencial que o professor empregue uma variedade de instrumentos, tais como autoavaliação, avaliação oral, produção audiovisual, exercícios, seminários, simulações, atividades em grupo, trabalhos online, observação de desempenho e estudos de caso.
Dessa forma, a escola reconhece e atua em consonância com as diversas habilidades e talentos das crianças e adolescentes, compreendendo que o aprendizado não ocorre da mesma maneira para todos. Portanto, avaliar de múltiplas formas é uma abordagem mais adequada e justa.
Novas tendências para avaliação escolar
Avaliação escolar para o aprendizado
A avaliação escolar deve ser compreendida como uma ferramenta para o aprendizado, não punitiva nem estática. A BNCC reafirma o modelo formativo de avaliação, acompanhando todo o processo educacional, não apenas em momentos específicos.
A mudança na percepção da avaliação escolar é uma tendência em meio à revolução educacional, tornando-a parte do desenvolvimento do aluno e da aplicação do conhecimento, em vez de uma mera medida pontual do conhecimento.
Mais foco na avaliação formativa
Embora a avaliação formativa não seja uma novidade, a expectativa é de que cada vez ganhe maior destaque. Isso está relacionado ao tópico anterior, pois a avaliação formativa permite um acompanhamento contínuo do progresso do aluno ao longo do ano letivo.
Além disso, possibilita ao professor identificar os níveis de compreensão dos alunos e realizar ajustes necessários para facilitar o aprendizado antes do término do ciclo.
Avaliações orientadas à prática
A valorização da aplicação prática do conhecimento, alinhada às demandas do século 21 e às metodologias ativas de aprendizagem, impulsiona a tendência de avaliações que enfatizam não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a habilidade de aplicá-lo no mundo real.
Avaliação escolar mais inclusiva
Uma pesquisa do IBGE revelou que cerca de 70% das pessoas com deficiência no Brasil não concluíram o Ensino Fundamental, destacando desafios ligados à segregação histórica e à falta de recursos para promover a inclusão. Apesar disso, houve um aumento nas matrículas desses alunos nas escolas, apontando para um progresso.
Para continuar avançando, é importante que as avaliações escolares se tornem mais inclusivas e acessíveis, incorporando adaptações como ajustes de contraste e tamanho de fonte, transcrições e legendas em materiais audiovisuais, e tecnologias como o Text to Speech para converter texto em áudio.
Essas adaptações são essenciais para promover a inclusão educacional e garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, tenham igualdade de oportunidades no sistema de ensino.
Avaliação escolar mais personalizada
A mudança na avaliação escolar busca não apenas medir, mas também promover ativamente a aprendizagem dos alunos.
Uma tendência importante é tornar as avaliações mais personalizadas, reconhecendo que cada aluno aprende de maneira única e tem preferências individuais.
Isso envolve não apenas momentos formais de avaliação, mas também feedbacks frequentes e testes adaptativos, personalizando a experiência de aprendizado e avaliação.
Avaliação escolar apoiada pela tecnologia
As tendências em avaliação, como acessibilidade e personalização, são impulsionadas por avanços tecnológicos. O futuro das avaliações está sendo reinventado com o uso de tecnologias como realidade aumentada, reconhecimento de fala e inteligência artificial, que oferecem oportunidades para acompanhamento mais preciso, insights profundos e acesso à educação de alta qualidade para todos.
Na avaliação educacional, destacamos os hábitos das pessoas altamente eficazes. Na Multiverso Educação, valorizamos atitudes que ampliem a visão de mundo dos alunos, e a avaliação do progresso do aprendizado também é de grande importância.
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