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        Ensino médio: Como as escolas devem preparar os alunos para as Profissões do Futuro

        18 dezembro 2023

        Até meados do século XX, era de praxe que as escolas tivessem como objetivo preparar os alunos para ingressarem em uma universidade. No ensino médio, os jovens eram estimulados a se matricularem em cursinhos pré-vestibulares, tendo a faculdade como único objetivo.

        Nesses cursos, tínhamos um modelo de sala de aula onde os alunos eram expostos a uma alta gama de informações através de aulas exclusivamente expositivas, sem que eles tivessem o devido tempo ou estímulo para os assimilar.

        Porém, com a revolução da tecnologia da informação ocupando a sala de aula e impondo um novo modelo de escola, surgiu uma nova perspectiva, chamada de “aprendizagem significativa”, onde o aluno se torna cada vez mais o centro do processo.

        Essa tese tem sido defendida desde as primeiras décadas do século XX por pensadores como Carl Rogers, Jean Piaget e Lev Vygotsky. Eles enfatizavam a importância da afetividade, motivação e interação social como elementos essenciais para o processo de aprendizagem.

        Agora, para garantir uma educação com o propósito de formar cidadãos autônomos, criativos e resilientes, preparados para as novas profissões, em diálogo com as exigências de um mundo inclusivo, sustentável e ultra conectado, é preciso se empenhar e oferecer metodologias de ensino que proporcionem um aprendizado contínuo para além das salas de aula e em diálogo intrínseco com o cotidiano.

        Neste blog, vamos falar mais sobre quais são as profissões do futuro, as habilidades necessárias para exercê-las e como as novas metodologias de ensino utilizadas na Multiverso Educação podem ser aplicadas pelas escolas com o objetivo de preparar melhor os alunos.

        Quais são as profissões do futuro?

        Para além das profissões historicamente conhecidas, e por isso chamadas de   clássicas, que exigem formações acadêmicas — como médicos, advogados, engenheiros e etc —, as ditas “profissões do futuro” são aquelas que exigem habilidades específicas, em cenários atuais e modernos.

        Empreendedores, desenvolvedores de software e comunicadores são apenas alguns exemplos de novas atividades profissionais que podem ser escolhidas e que demandam forte apropriação de conhecimentos além do diploma universitário.

        Entre essas habilidades, destacamos:

        Soft Skills (Habilidades Comportamentais)

        • Inteligência Emocional: reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros;
        • Comunicação: expressar ideias de maneira clara e eficaz, tanto verbalmente quanto por escrito;
        • Trabalho em Equipe: colaborar e trabalhar eficientemente com outros;
        • Resolução de Problemas: analisar situações complexas e desenvolver soluções eficazes;
        • Adaptabilidade: se ajustar a novas situações e aprender novas habilidades;
        • Gestão do Tempo: gerenciar eficazmente o tempo para maximizar a produtividade;
        • Liderança: inspirar e influenciar outros para que atinjam objetivos comuns;
        • Empatia: compreender e compartilhar os sentimentos dos outros;
        • Criatividade: pensar de forma inovadora e gerar ideias originais;
        • Pensamento Crítico: analisar informações de forma objetiva e tomar decisões fundamentadas.

        Hard Skills (Habilidades Técnicas)

        • Programação de Computadores: capacidade de escrever código de programação em linguagens específicas;
        • Conhecimento em Línguas Estrangeiras: habilidade de se comunicar em uma ou mais línguas estrangeiras;
        • Habilidades em Matemática e Estatística: resolver problemas matemáticos complexos e interpretar dados estatísticos;
        • Conhecimento em Software Específico: uso de ferramentas ou softwares específicos relevantes para uma área de atuação, como Excel, Photoshop, AutoCAD, entre outros;
        • Habilidades Técnicas em Engenharia: competências técnicas específicas para engenheiros, como design estrutural, análise de circuitos, etc;
        • Gestão de Projetos: planejar, executar e monitorar projetos.

        É importante perceber que o equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais é, muitas vezes, fundamental para o sucesso no ambiente de trabalho.

        Existe até um termo para designar o profissional que consegue combinar as duas habilidades: o power skills. Para os especialistas, este é, inclusive, o profissional esperado pelo mercado. 

        O que são e qual a importância das novas metodologias de ensino para os alunos?

        As atuais abordagens de educação, reconhecidas por sua capacidade inovadora, diferem do método tradicional de ensino no ensino médio. Modelos que dependem de aulas expositivas, currículos rígidos e memorização estão desatualizados.

        As metodologias modernas buscam uma aprendizagem mais adaptativa, personalizada e significativa, priorizando as características individuais de cada aluno.

        Essas metodologias também fortalecem competências essenciais, contribuindo para o sucesso escolar.

        Novas formas de ensino oferecem abordagens mais criativas e flexíveis, portanto, bem mais envolventes, enfatizando o uso de tecnologias educacionais e mecanismos ativos.

        Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, essenciais para um mundo em constante mudança.

        Tais abordagens promovem o crescimento em diversas áreas, permitindo que crianças e adolescentes cultivem o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a comunicação.

        Essas habilidades são fundamentais para a vida em sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos resilientes e empáticos.

        Como a Multiverso Educação prepara os alunos para as profissões do futuro?

        Na Multiverso Educação, há uma preocupação contínua em fornecer aos alunos do Ensino Médio informações sobre o futuro das profissões e o mundo do trabalho.

        Ao longo das 3 séries, as escolas organizam debates com profissionais para discutir as oportunidades em novos mercados.

        Além disso, os estudantes participam de visitas a faculdades e universidades, permitindo que conheçam e se atualizem sobre práticas inovadoras.

        Para mais do que isso, as novas metodologias fazem parte do cotidiano dos nossos estudantes. Aqui, estimulamos os alunos a desenvolverem novas habilidades a partir da Educação Socioemocional, Cultura Maker, Gamificação e mais.

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