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        Práticas de Aprendizagem Significativa: O Caminho para o Sucesso Acadêmico

        28 novembro 2023

        A aprendizagem é uma jornada contínua e a avaliação desempenha um papel crucial nesse processo. A avaliação não deve ser apenas uma medida de memorização, mas uma ferramenta para avaliar o verdadeiro entendimento e aplicação do conhecimento.

        No passado, as escolas focavam na memorização de informações, já que havia poucas formas de registrar dados, e as pessoas precisavam retê-los.

        Neste artigo, exploraremos práticas de aprendizagem significativa que podem aprimorar a qualidade da educação.

        O que é aprendizagem significativa?

        A aprendizagem significativa é uma abordagem educacional que enfatiza a compreensão profunda e a aplicação prática do conhecimento. Ela foi desenvolvida pelo psicólogo educacional David Ausubel.

        Nesse contexto, a aprendizagem não se limita à simples memorização de fatos, mas visa estabelecer conexões relevantes entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio do aluno.

        A aprendizagem significativa reconhece que as crianças já possuem conhecimentos antes de irem para a escola, o que em educação se conhece como “conhecimento prévio” ou “conhecimento de mundo”. Isso inclui o que aprendem em casa, com amigos e na internet. São conhecimentos que se acumulam ao longo da vida.

        Além disso, destaca a importância de conectar o que se aprende na escola com o que já se sabe. Isso inclui conhecimentos anteriores e informações de diferentes lugares. Essa conexão torna a aprendizagem mais sólida e ajuda os alunos a crescer intelectualmente, preparando-os para viver em uma sociedade altamente conectada.

        Como as práticas de aprendizagem significativa se relacionam com as necessidades individuais dos alunos?

        Ao priorizar o aprendizado em vez da simples memorização, a aprendizagem significativa se alinha de forma dinâmica com a nova visão de escola no século XXI.

        Ao romper com métodos tradicionais de ensino e adotar abordagens mais alinhadas às necessidades dos alunos modernos, essa metodologia conquistou uma crescente aceitação entre os educadores.

        Surpreendentemente, mesmo tendo sido desenvolvida por um pesquisador que viveu na primeira metade do século passado, ela se tornou uma linguagem contemporânea.

        As escolas da Multiverso Educação incorporam de perto a abordagem da aprendizagem significativa, enfatizando a importância do professor dominar os conteúdos e atuar como um mediador no processo de aprendizagem dos alunos.

        Igualmente, essas escolas se dedicam a formar alunos protagonistas, capacitando-os para compreender o mundo à sua volta e contribuir para transformar a realidade social em que vivem.

        Quais práticas de avaliação são essenciais para a aprendizagem?

        1. Avaliação Formativa 

        A avaliação formativa ocorre durante o processo de aprendizagem, permitindo aos alunos receber feedback constante e melhorar seu desempenho.

        Nesta prática, realiza-se um número maior de avaliações, porém com menos questões e menos tempo de aplicação. Outra característica marcante da Formativa é o fato do professor poder diversificar o tipo de avaliações, fugindo das tradicionais provas escritas e com questões de múltipla escolha.

        As escolas tendem a usar esse modelo avaliativo com frequência maior, já que a educação contemporânea privilegia um modelo avaliativo mais dinâmico e contínuo.

        2. Avaliação Somativa

        Já a avaliação somativa é realizada no final de um período de ensino, com o objetivo de avaliar o que foi aprendido. Desempenham um papel fundamental na promoção da aprendizagem significativa, por verificar a consolidação do que o aluno aprendeu ao longo do processo. 

        É também um tipo de avaliação muito importante, de forma que a escola deve aplicá-la concomitante às avaliações formativas.

        3. Autoavaliação e Coavaliação

        A autoavaliação permite que os alunos avaliem seu próprio desempenho, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. A coavaliação envolve a avaliação mútua entre os pares, incentivando a colaboração e a responsabilidade.

        Ambas as práticas promovem a reflexão e a autorregulação, tornando a aprendizagem mais significativa e duradoura.

        São pouco aplicadas no Brasil, mas em países de primeiro mundo assumem uma condição estratégica na aprendizagem significativa do aluno.

        4. Feedback Construtivo

        O feedback eficaz é fundamental para a aprendizagem significativa. Os educadores devem fornecer feedback construtivo que destaque pontos fortes, sugira melhorias e encoraje a autorreflexão.

        Os alunos podem, assim, ajustar seu processo de aprendizagem, avançando em direção a um entendimento mais profundo.

        Na escola atual, os alunos estão cada vez mais rejeitando o modelo tradicional de ensino, que Paulo Freire chamava de “educação bancária”. Esse modelo envolve a transmissão unilateral de conteúdo, em que o professor é o único expositor, e o aluno apenas ouve.

        5. Interdisciplinaridade

        A aprendizagem interdisciplinar combina conceitos de diferentes disciplinas, mostrando aos alunos como o conhecimento se aplica em diversos contextos.

        Isso promove uma compreensão mais profunda e ampla, tornando a aprendizagem mais significativa, uma vez que os alunos podem conectar o aprendizado a situações do mundo real.

        E porque a aprendizagem significativa é diferencial na escola contemporânea

        Ao incentivar os alunos a fazer conexões entre diferentes áreas de conhecimento, a aprendizagem significativa abre caminho para aulas dinâmicas e metodologias ativas.

        Do mesmo modo, ela desperta os estudantes para a realidade atual, pois o que é ensinado passa a ter uma forte ligação com o mundo presente. Isso torna o processo educacional mais envolvente e relevante.

        Isso não apenas beneficia os alunos em sua jornada acadêmica, mas também os prepara para enfrentar desafios do mundo real com confiança e competência.