A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas da sociedade, e a educação não é exceção.
Um dos exemplos mais recentes dessa aplicação é o ChatGPT, um modelo de linguagem avançado, que tem causado grande impacto na área do ensino.
Neste post, vamos explorar a relação entre o ChatGPT e as escolas. Além disso, iremos abordar como essa tecnologia pode ser utilizada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Vamos lá?
O que é o ChatGPT?
O ChatGTP foi desenvolvido pela OpenAI, uma empresa americana. Ela tem como principal foco pesquisa e desenvolvimento de IA, com a missão de garantir que tal inteligência artificial beneficie toda a humanidade.
É necessário destacar que a sigla “ChatGTP”, significa “Chat Generative Pre-trained Transformer”. Em outras palavras, é um modelo de linguagem de conversação que foi pré-treinado em uma enorme quantidade de dados linguísticos para gerar respostas em linguagem natural para perguntas e interações com usuários.
Com isso, ele entende e gera textos em uma ampla variedade de tópicos e estilos.
Hoje, sua principal utilização é conversar com os usuários por meio de linguagem natural e fornecer respostas em tempo real para perguntas e solicitações.
Além disso, está disponível para uso em vários aplicativos e plataformas que utilizam tecnologia de conversação, como chatbots e assistentes virtuais, por exemplo.
Por que o ChatGPT é tão importante?
Ultimamente, o ChatGPT tem sido objeto de muitas discussões e debates sobre o futuro da inteligência artificial e seu impacto na sociedade.
Isso tem acontecido pelo fato da ferramenta ser um dos modelos de linguagem mais avançados disponíveis atualmente e ter mostrado as suas habilidade de produzir textos de alta qualidade em vários idiomas e em diferentes áreas de conhecimento.
Desta forma, o ChatGPT tem sido usado para revolucionar a forma como criamos diversas aplicações, como assistentes virtuais, chatbots, sistemas de recomendação e até mesmo em pesquisas científicas.
Qual a importância do ChatGPT para o ensino?
O ChatGPT tem um grande potencial para transformar o campo da educação e do ensino, fornecendo suporte, tutoriais virtuais, assim como a criação de conteúdo educacional e personalização do aprendizado para cada aluno.
Desse modo, acreditamos que em vez de tratar o ChatGPT como uma ameaça, é possível olhar por outra ótica e transformar a ferramenta em uma aliada.
Isso será possível através da promoção de uma grande transformação nos processo de ensino-aprendizagem, tornando o aluno um pesquisador, e não apenas um reprodutor de informações. Portanto, o professor torna-se um mediador da aprendizagem, que não peça apenas respostas prontas ao estudante, mas o desperte para o questionamento.
Por outro lado, precisamos, como educadores, dialogar com a família, orientando como pais e responsáveis devem acompanhar a aprendizagem do seu filho, incentivando a pesquisa, a descoberta. Além disso, também reprovar atitudes que visem simplesmente facilitar a busca por respostas. Ou seja, “pedir” ao Chat GPT que responda no seu lugar uma atividade proposta pelo professor.
ChatGPT na educação: a tecnologia vai substituir os professores?
Por mais que se especule que ferramentas de inteligência artificial possam substituir professores, é importante ter em mente que isso nunca irá acontecer.
O principal motivo que podemos destacar é o fato de que, mesmo tratando de uma ferramenta poderosa, não tem a capacidade de interpretar a humanidade dos alunos, seja do lado positivo (empatia, solidariedade) ou negativo (resistência a mudanças, dificuldade de socialização).
Outro ponto importante é que apenas os professores têm a capacidade de interagir com a individualidade do aluno. Dessa forma, ele conseguirá orientá-lo diretamente para solucionar problemas e oferecer uma assistência direta.
O grande desafio para o professor será incentivar que o aluno seja capaz de transformar informação em conhecimento. Isso porque a escola nunca deixará de ser o espaço de aprendizagem mais importante da vida humana.
Dessa forma, os professores dialogam com seus alunos e extraem deles o potencial criativo que trazem do berço e aprimoram na escola.
ChatGPT na Educação: Como as escolas podem incluir a ferramenta na sua rotina?
É importante ter em mente que qualquer nova tecnologia que chegue ao ambiente escolar é apenas um novo meio de aprendizagem, já que o objetivo principal é o mesmo: proporcionar uma melhor aprendizagem.
Desta forma, para implementar o ChatGPT de forma que fomente o conhecimento, as escolas precisam formar o professor. Com isso, eles evoluirão na forma de elaborar as perguntas de provas e desafios, estimulando raciocínio lógico e pensamento crítico dos alunos.
Portanto, eles poderão também elaborar discussões e formular ideais para demonstrar sua capacidade argumentativa. Algo que ainda é uma dificuldade para inteligências artificiais.
Assim, o melhor caminho nesse momento de renovação dos processos é investir na capacitação dos professores e de todo o corpo pedagógico da instituição de ensino. Com isso, é possível ter profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias.
Aqui na Multiverso Educação, nós acreditamos que por meio das conexões, os elos constroem um legado mais sólido. Por isso, quando refletimos sobre o Chat GPT, ou qualquer outra ferramenta que chegue à escola, buscamos utilizá-los para beneficiar o aprendizado de nossos alunos.
No entanto, sem deixar de lado princípios como afetividade, acolhida e escuta. Para saber mais sobre os nossos diferenciais pedagógicos, acesse o nosso site: multiversoeducacao.com.br.