O desenvolvimento de liderança é uma habilidade valiosa para qualquer indivíduo, independente da idade. Se você é mãe, pai ou responsável, saiba que é possível incentivar o espírito de líder do seu filho desde cedo, pois cada criança traz consigo esse dom.
Afinal, a liderança auxilia os pequenos a terem um melhor desempenho em diferentes áreas da vida: acadêmica, social, extracurricular e, consequentemente, em sua vida adulta.
Aqui você aprenderá sobre os benefícios de encorajar a liderança do seu filho e qual é o papel da escola nesse processo.
Quais os benefícios do desenvolvimento da liderança de crianças e adolescentes?
A seguir, relacionamos os principais benefícios do estímulo à liderança, que você, e também o ambiente escolar, devem incentivar em seu filho:.
- Maior capacidade de resolução de problemas;
- Tomada de decisões mais assertivas;
- Melhoria na comunicação e trabalho em equipe;
- Aumento da autoconfiança;
- Habilidade de influenciar positivamente;
- Capacidade de adaptação e resiliência diante de mudanças;
- Desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo e inovação;
- Melhores possibilidades de socialização;
- Maior facilidade de adaptação a um mundo conectado e multifacetado.
Assim, eles podem ser incentivados a uma maior proatividade, de modo que passem a se solidarizar com colegas, professores e demais pessoas com quem convivem, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e produtivo, além de terem maior sensibilidade com o mundo em sua volta.
Portanto, a liderança é uma habilidade importante para o crescimento pleno dos jovens na preparação para a vida adulta.
Como escola e família podem ajudar a fortalecer o desenvolvimento de liderança?
Da mesma forma que a família, a escola também tem um papel importante nesse processo. Com ações simples, o ambiente escolar pode se tornar um excelente vetor de propagação desse espírito.
Incentivando a independência
Incentivar a independência é uma excelente maneira de ajudar uma criança a evoluir em habilidades de liderança.
Quando o aluno tem a oportunidade de tomar suas próprias decisões, e ser responsável por elas, ele se torna responsável por seus atos e senhor das consequências .
Em casa, a família deve começar com pequenas ações, como permitir que o filho escolha sua roupa ou o que ele deseja no café da manhã. Com o tempo, você pode aumentar gradualmente suas responsabilidades.
Em parceria com você, a escola desempenha um papel importante de incentivar o protagonismos dos alunos, por meio de práticas e atividades educativas, como preencher sua própria agenda (a partir do 2º ano do Ensino Fundamental), mediar e resolver conflitos com colegas, argumentar com professores e gestores sobre inquietações que venham a ter no dia a dia, autogerenciar seu consumo de produtos na cantina etc. .
Ensinando habilidades de comunicação
A comunicação é uma habilidade fundamental para a liderança, por isso, ajude seu filho a desenvolver potenciais de comunicação eficazes.
Desse modo, converse com ele regularmente e o incentive a expressar seus pensamentos e sentimentos. Além disso, também o ensine a se colocar em algumas situações, principalmente quando se sentir ofendido ou injustiçado.
É muito importante que desde cedo, ele perceba que respeitar não é calar-se diante de um desafio, mas opinar, de forma coerente e segura.
Já na escola, ele deve ser instigado a ouvir ativamente e a fazer perguntas, mas também apresentar seu ponto de vista, sempre que não concorde com alguma questão.
Com tudo isso ele desenvolverá mais facilmente o poder de se comunicar clara e apropriadamente com outras crianças e adultos.
Encorajando o trabalho em equipe
A liderança não é apenas se colocar à frente dos demais, mas agir em equipe. Na escola, ele deve ser orientado a colaborar com os outros. Para isso, o incentive a se juntar a clubes ou times esportivos, compor equipes que se voltem a ações solidárias, bem como integrar outras ações coletivas.
Isso o ajudará a desenvolver habilidades de liderança, como a capacidade de delegar e desenvolver tarefas em conjunto, para alcançar objetivos comuns.
Dando feedbacks construtivos
Um feedback construtivo e encorajador é importante para que as crianças possam reconhecer seus pontos fortes, sendo um grande incentivo para que melhorem em áreas na qual precisem de mais ajuda.
Por parte do ambiente escolar, este deve promover no aluno a autoconfiança, incentivando o hábito contínuo de suas potencialidades de líderes.
Promovendo a resolução de problemas
A liderança envolve a capacidade de resolver problemas e tomar decisões. Na escola, seu filho aprenderá a identificar e resolver problemas, passando a pensar de forma crítica e a encontrar soluções criativas para os desafios que enfrenta.
Também é importante que a família o encoraje a assumir a responsabilidade por suas ações.
Sendo um modelo de liderança
Finalmente, lembre-se de que tanto você, quanto os professores do seu filho são modelos. Se você quer que ele desenvolva essas habilidades, você precisa demonstrá-las no dia-a dia.
Assim, seja um líder positivo e respeitoso em sua própria comunidade, no trabalho ou em outras áreas da vida. Isso ajudará a inspirar e motivar seu filho a desenvolver seus próprios conceitos e ações como líder.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre Educação e Liderança para crianças e adolescentes?
Então saiba que a Multiverso Educação trabalha com o Líder em Mim (LEM), um programa de formação socioemocional que promove, por meio de mudança de paradigmas, significativas transformações na mentalidade de educadores e de estudantes de todos os segmentos da Educação Básica, além de auxiliar no desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento.
Acompanhe as redes sociais da Multiverso Educação: Instagram, Facebook e LinkedIn.