Publicado em 24 de julho de 2023
 
              
Para a antropologia, segundo Edward B. Tylor, a definição de cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
A partir desse conceito, para se falar em educação, é imprescindível pensar antes em cultura, já que ela está relacionada a cada aspecto de nosso cotidiano.
Indo mais a fundo, para assegurar que os jovens tenham acesso e admiração por certas artes, crenças e estilos de vida, é importante influenciá-los desde cedo, estimulando para que consumam bens culturais, seja visitando pontos de cultura,interagindo com fazeres artísticos, podendo ser feito em visita a lugares que apresentem essas manifestações, ou mesmo em casa, através da internet ou de livros, música e outro meios .
Neste blog, vamos te mostrar como a cultura é fundamental para a educação dos alunos, bem como dar dicas de locais culturais em Fortaleza. Continue lendo!
A cultura é um componente presente em cada aspecto de nossa sociedade, logo, não existe um indivíduo sequer que não possua cultura. Todos somos criadores, consumidores e propagadores de diversas culturas.
A criança, mesmo antes de começar sua vida escolar, já vive um processo intenso de aprendizagem, que se dá na convivência com a família, os amigos, as mídias, a igreja ou qualquer outra relação social.
Por conta disso, quando a escola recebe a criança em seus primeiros dias de aula, leva em consideração algo denominado “conhecimento de mundo”, ou seja, um conjunto de saberes, repertório sociocultural que os alunos carregam consigo, já que, desde seu nascimento, todo ser humano aprende diariamente.
A partir de diferentes manifestações artísticas, que são uma das formas de expressão dos saberes culturais, é possível que todos aprendam coisas novas e unam este conhecimento adquirido ao que obtêm na escola.
Leia também: O que é cultura popular e qual sua importância para os alunos.
Primeiramente, é fundamental que a escola promova a formação de seus educadores, de modo que busquem na cultura um auxílio para o ensino em sala de aula.
A partir disso, deve-se criar um planejamento de integração das manifestações culturais mais presentes na comunidade ao processo de aprendizagem do aluno.
A escola deve programar seus eventos, projetos e datas comemorativas envolvendo as manifestações culturais da comunidade,do município e também as nacionais, seja visitando um museu ou convidando poetas para realização de um sarau no Dia do Estudante, por exemplo.
Quando a escola relaciona esses conhecimentos culturais ao currículo, termina por aproximar mais o estudante das habilidades e competências que precisa desenvolver para o exercício da cidadania e a plena inserção nas relações sociais e no mundo do trabalho.
No entanto, como o Brasil é um país amplo, repleto de influências de outros países, portanto, outras culturas, é comum famílias terem crenças e pensamentos diferentes.
E não cabe a escola determinar o que é certo ou errado, mas estimular os alunos através de seus conhecimentos, para que se tornem pessoas críticas e socializadas, bem como respeitosas e empáticas.
Quando a criança e o adolescente vão ao teatro, trabalham o ouvir da maneira mais sublime, pois apreciam a fala do outro, aprendem a controlar suas inquietações, por perguntas que serão deixadas para depois e ainda entram no universo da fantasia.
Vendo uma peça, apreciam a interpretação de gestos e falas.
Os principais teatros de Fortaleza são:
No cinema, a criança e o adolescente se revestem de expectativas diante do ambiente escuro, do som chamativo, da tela imensa. Tudo isso faz com que acreditem estar em outra dimensão. Muitos sentidos e sentimentos são aguçados, envolvendo percepções diferenciadas a cada ação na tela.
Em Fortaleza, como destaques, é importante citar o Cineteatro São Luiz, em plena Praça do Ferreira, e o Cine Dragão Mar, localizado no importante cartão postal da cidade, que fogem à lógica dos “cinemas de shopping”.
Para encontrar cinema na Capital:
Arte visual é a pioneira na vida da criança que, desde suas garatujas, exprimem as primeiras tentativas da escrita e os primeiros traços de reconhecimento de seu corpo. Através do pincel, giz de cera ou lápis de cor, a criança rabisca, cria e mostra sua identidade, sua leitura de si e do mundo ao redor.
Os espaços mais destacados de artes plásticas na cidade são:
A criança e adolescente que têm seus primeiros contatos com instrumentos musicais e oportunidade de manuseio, instigam sua veia artística ou simplesmente despertam o desejo e a curiosidade de descobrir os encantos da música.
Com a música, vem a ligação com a poesia, com a palavra. O som mexe com o imaginário, mas também com o corpo, cria interpretação mental e corporal.
Aqui, as principais escolas de musicalização:
O museu é uma forma de mostrar à criança uma trajetória histórica, que nestes tempos fluidos, passa despercebida. Vivemos numa sociedade imediatista, com baixo poder de concentração, pois o mundo virtual, com seus jogos e redes sociais, além de todas as outras atividades de telas, tem feito com que tudo se torne urgente.
Fortaleza é uma cidade rica em museus. Aqui, a indicação dos mais importantes deles:
No batuque da dança, o corpo fala! No movimento da valsa, axé, frevo, hip hop, forró a criança e o adolescente compreendem que há sempre uma forma do corpo se expressar e, diante dos movimentos, o corpo pode reverenciar suas raízes e história.
Fortaleza é profícua em escolas e estúdios de dança. Segue uma lista dos mais renomados:
Esperamos que este conteúdo tenha deixado claro a relevância da cultura ser trabalhada e utilizada como material complementar a educação em sala de aula.
Quer receber mais conteúdos como esses em seu e-mail? Inscreva-se em nossa newsletter no campo abaixo.