Ações para manter a saúde financeira de uma escola nem sempre é uma tarefa fácil. Múltiplos fatores existem e exigem um planejamento financeiro que viabilize a análise dos custos, dos investimentos e do acompanhamento dos casos de inadimplência.
Uma boa gestão financeira em uma escola inclui ter um número bom de estudantes, aliado a necessidade de saber estruturar planos e ações que irão gerar rentabilidade para sua instituição de ensino.
Se esse tópico é uma dificuldade que você está passando no momento, então esse conteúdo é exatamente para você!
Neste blog post, nós te mostraremos como manter a saúde financeira de sua escola com ações concretas aplicadas aqui na Multiverso Educação.
Qual a importância de uma boa saúde financeira para o crescimento de uma escola?
A Escola que possui uma boa saúde financeira é capaz de ter o crescimento esperado.
Isso porque uma boa gestão financeira contribui para a organização e planejamento do negócio.
No entanto, é necessário que o gestor financeiro da instituição de ensino mantenha suas finanças em ordem.
Desse modo, é possível visualizar um resultado positivo em relação às conquistas da escola e investir em novas soluções e ações para se manter lucrativa no curto, médio e longo prazos
Uma boa gestão dos recursos financeiros em uma IE também contribui para as tomadas de decisões mais conscientes em relação ao futuro e melhorias na estrutura física..
Consequentemente, essas ações resultarão no crescimento exponencial da sua escola, assim como na satisfação de pais e na retenção de alunos.
Como gerenciar melhor os recursos financeiros de uma escola?
O bom gerenciamento dos recursos financeiros de uma escola é feito a partir de um planejamento global.
Para isso, é preciso elaborar um plano com ações para definir períodos, investimentos e responsáveis da escola por cada etapa. Portanto, siga o seguintes passos:
- Defina o orçamento da Escola;
- Faça um plano financeiro sustentável e que seja executável;
- Aumente os projetos que geram ganhos;
- Trace metas realistas.
Continue a leitura deste conteúdo até o final e saiba como manter a saúde financeira da sua escola.
7 ações para manter a saúde financeira de uma escola
Chegamos no tópico mais importante dessa discussão: ações para manter a saúde financeira da sua escola. Aqui, detalharemos mais como ocorrem os processos dentro da Multiverso Educação para ter uma boa gestão financeira. Confira:
1. Tenha um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é de suma importância para uma escola. É nele que você terá uma visão 360° em relação aos recursos da sua instituição. Nesse sentido, você poderá apontar gastos, despesas e investimentos.
Desse modo, você poderá definir prioridades do seu faturamento, reduzir gastos e evitar que sua escola fique com dívidas.
2. Acompanhamento financeiro constante
Para seguir o planejamento financeiro à risca, é necessário ter um acompanhamento constante da sua escola. Seja ele diário ou mensalmente, ter esse olhar de perto é importante para manter a boa saúde da sua IE.
3. Atente-se a prioridades e evite gastos desnecessários
Para ter sucesso na saúde financeira, é preciso ter clareza e transparência dos investimentos prioritários. Desse modo, você evitará gastos desnecessários e fará um uso mais consciente dos recursos da sua escola.
Essa ação também permitirá que você crie um fundo reserva para eventuais imprevistos. Portanto, você não será pego de surpresa no caso de emergências.
4. Priorize os projetos relevantes
Sua escola pode realizar vários projetos, mas nem todos terão sucesso. Por isso, é necessário analisar os projetos que são mais relevantes e investir esforços e visibilidade nestes que já tiveram bons resultados.
5. Reduza a inadimplência escolar
Buscar estratégias para reduzir ou evitar a inadimplência escolar. Uma ação bastante usada aqui na Multiverso Educação é manter uma comunicação ativa com as famílias e responsáveis.
Dessa forma, acompanhar e monitorar o pagamento das mensalidades será bem mais fácil. Além disso, você pode usar tecnologias e ferramentas que auxiliem nos lembretes das mensalidades e na cobrança dos meses atrasados.
6. Retenha seus alunos
A ferramenta mais poderosa para reter alunos é uma educação e infraestrutura de qualidade. No entanto, há outras formas para a retenção dos estudantes da sua instituição.
Aposte em conhecer seus alunos, assim como suas necessidades. Também é importante oferecer um ambiente que seja acolhedor e ofereça uma educação que trabalhe todos âmbitos da vida, como o socioemocional.
- Confira também: O que é a educação socioemocional e como adotá-la em sua escola?
Em relação aos pais, é necessário ter canais que viabilizam a comunicação entre a escola, pais e alunos. Assim, eles se sentirão mais valorizados e incentivados a ter mais interação com sua escola.
7. Realize análise mensais
Por último, mas não menos importante: realize análise mensais. Seja através das suas entradas ou saídas, essas análises servirão para medir a saúde financeira do seu negócio, assim como sua rentabilidade.
Gostou do conteúdo e quer receber mais como estes no seu e-mail? Assine nossa newsletter no campo abaixo.