Sempre fui profundamente envolvida com a arte. Na escola, participava de todas as apresentações de dança, teatro e música, ajudando colegas e me tornando conhecida como a “artista” da turma.
Esse amor pela arte não se limitava às atividades escolares; eu adorava ampliar desenhos em blusas com tinta relevo, uma paixão que transformei em trabalho. Fiz um curso de pintura e comecei a vender minhas criações, que incluíam lembranças de aniversário e outras encomendas personalizadas.
Minha trajetória profissional começou cedo, aos 17 anos, quando iniciei minha carreira como professora na Creche Recanto Verde da Polícia Militar. Lá, fiquei por um ano, antes de me mudar para a Escola Vila Corujinha, onde trabalhei por 20 anos.
Depois disso, passei 12 anos no Colégio Moranguinho. Atualmente, sou uma professora orgulhosa por fazer parte da Rede Multiverso, onde continuo a integrar a arte em minha sala de aula.
Ser professora me permite unir minhas duas grandes paixões: ensinar e criar. Trago a arte para dentro da sala de aula, utilizando-a como uma ferramenta poderosa para inspirar e engajar meus alunos.
Desde cedo, percebi que a arte não só enriquece o aprendizado, mas também abre novas possibilidades de expressão e desenvolvimento para as crianças. Através da arte, ajudo meus alunos a explorar sua criatividade, a se expressarem e a desenvolverem um amor pelo aprendizado.
Minha jornada tem sido gratificante e cheia de realizações. Cada escola onde trabalhei me ofereceu oportunidades únicas para crescer como educadora e artista.Hoje, sinto orgulho de ver o impacto positivo que a arte tem na vida dos meus alunos e na minha própria trajetória. Compartilhar minha paixão pela arte com os estudantes e vê-los se desenvolverem artisticamente, é uma das maiores recompensas do meu trabalho.
A arte transformou minha vida e, através do meu ensino, espero inspirar os discentes a descobrir e cultivar suas próprias paixões, seja na arte ou em qualquer outro campo que escolherem explorar.
Marilene Lima, Professora da Educação Infantil