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        Você sabe o que é como funciona a educação inclusiva?

        15 maio 2023

        A educação inclusiva tem como objetivo garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, tenham acesso a educação de qualidade, em um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor. 

        Essa abordagem social enfatiza a diversidade, equidade e inclusão na educação. Segundo o IBGE, no Brasil há cerca de 17,2 milhões de pessoas com deficiência, correspondendo a 8,4% da população. 

        Portanto, a educação inclusiva é essencial para crianças e adolescentes, no sentido de garantir o respeito e a dignidade de todos. 

        Neste blog, vamos discutir o que é a educação inclusiva, como ela funciona e como pode beneficiar os alunos com deficiência.

        O que é a educação inclusiva?

        A educação inclusiva é uma metodologia que busca incluir todos os alunos em um ambiente único de aprendizagem, independentemente de suas habilidades.

         Aqui, defende-se a ideia de que todas as crianças têm o direito de receber uma educação de qualidade em um local de aprendizagem acolhedor e acessível.

        Desse modo, o objetivo é criar um ambiente educacional que atenda às necessidades e interesses de todos os alunos, apesar de suas diferenças. 

        Nesse sentido, em vez de separar os alunos em salas de aula distintas, a educação inclusiva promove a integração e a cooperação entre os alunos, mesmo que desenvolvam  habilidades e apresentem necessidades em ritmos diferentes.

        Qual a importância da educação inclusiva?

        Historicamente, os alunos atípicos foram tratados como “alunos especiais” ou “portadores de deficiências”. Esses termos, por si só, trazem uma carga de preconceito e desinformação. 

        Além disso, essas falas causam barreiras à inclusão, gerando conflitos e prejudicando a convivência dos estudantes.

        Curioso que, ao perceber a educação inclusiva como uma via de mão dupla, chega-se à conclusão que os chamados alunos com desenvolvimento atípico têm muito a colaborar com todo o grupo. 
        Respeitar suas características, exaltar as qualidades, bem como buscar amenizar suas vulnerabilidades, é um meio de fomentar relações de empatia. Desse modo, teremos como resultado adultos solidários, tolerantes e inclusivos.

        Uma das iniciativas que contribuem com as ações acima é o programa Líder em Mim (LEM). Assim, o objetivo do programa é promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um.

        Dessa forma, a educação inclusiva é aquela que acolhe o aluno como um ator que contribui na construção de uma sociedade sadia, que respeita e exalta a diversidade, entendendo que todos podem se beneficiar dessas diferenças.

        Como os pais podem auxiliar na questão da educação inclusiva?

        Em primeiro lugar, famílias de crianças com deficiência precisam aceitar essa condição e buscar apoio dos diversos especialistas. Esses profissionais contribuirão para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional do educando.

        Outro ponto essencial é estar aberto ao diálogo, reconhecendo suas necessidades e buscando garantir seus direitos. Por isso, essa conversa precisa acontecer com os filhos, com a escola, assim como com as demais famílias e a comunidade em geral.

        Por outro lado, as famílias de alunos típicos têm o compromisso de orientar seus filhos. Assim, é necessário ensiná-los a receberem com carinho e respeito os colegas que possuem atipicidade, aprendendo a valorizar essa relação.   

        Como funciona a educação inclusiva?

        A educação inclusiva funciona criando um ambiente de aprendizagem que é acessível, acolhedor e diverso. 

        Para alcançar esse objetivo, as escolas precisam adotar uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, envolvendo professores, pais, alunos e a comunidade local.

        A Multiverso Educação, por exemplo, estimula a educação inclusiva a partir do programa socioemocional Líder em Mim, já citado anteriormente. 

        Algumas das principais estratégias usadas por nós para a educação inclusiva incluem:

        Ambiente de aprendizagem acolhedor

        As escolas devem criar um ambiente acolhedor e inclusivo que seja seguro e confortável para todos os alunos. Isso inclui: garantir que os alunos com atipicidade tenham acesso a recursos e tecnologias assistivas e que o local tenha instalações acessíveis para todos.

        Diversidade na sala de aula

        A educação inclusiva enfatiza a importância da diversidade na sala de aula. Os alunos de diferentes habilidades e necessidades deverão ser integrados na mesma sala de aula e incentivados a trabalhar juntos. Com isso, temos a criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo.

        Ensino personalizado

        Os professores devem adotar uma abordagem de ensino personalizada, que leve em consideração as necessidades individuais do aluno. Portanto, é possível envolver o uso de tecnologias assistivas, materiais de ensino adaptados e estratégias de ensino diferenciadas.

        Participação dos pais

        Os pais e responsáveis devem ser envolvidos no processo de educação inclusiva. Eles precisam ser informados sobre as necessidades e progresso dos alunos e ser incentivados a se envolverem em atividades escolares e programas de apoio.

        Colaboração entre a escola e a comunidade

        A educação inclusiva deve envolver a colaboração entre a escola e a comunidade. 

        Nesse sentido, a comunidade também tem um papel importante a desempenhar na promoção da educação inclusiva. 

        Isso porque a sociedade como um todo precisa se engajar na luta contra a discriminação e o preconceito. Portanto, é necessário que todos trabalhem para criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

        Na Multiverso Educação, tratamos a inclusão como requisito primordial de nossas práticas educativas.

        Portanto, o processo inclusivo se faz a partir da chegada da família à escola, no próprio momento da matrícula e se estende por todo o cotidiano e em todas as atividades desenvolvidas pelos alunos.

        Um outro preceito da Rede Multiverso é cuidar como família, através da constância no diálogo família-escola. Com isso, qualquer ocorrência é rapidamente solucionada, pela facilidade com que a escola dialoga com todos os participantes do processo educativo.

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