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        Como a gamificação pode melhorar o engajamento dos alunos na sala de aula

        26 junho 2023

        A sala de aula é um ambiente onde a participação e o envolvimento dos alunos são fundamentais para o processo de aprendizagem. No entanto, nem sempre é fácil manter os estudantes motivados e interessados nas atividades escolares.

        São nesses casos que a gamificação em sala de aula entra em cena, oferecendo uma abordagem inovadora que pode revolucionar a forma como os alunos se engajam com o conteúdo curricular. 

        Neste artigo, vamos explorar o que é a gamificação, exemplos práticos, qual sua importância e como ela pode melhorar o engajamento dos alunos na sala de aula.

        O que é a gamificação em sala de aula?

        Antes de entrarmos nos benefícios de como a gamificação pode ajudar no engajamento de alunos, é importante entender o que ela significa. A gamificação é o uso de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, como a sala de aula.

        Essas atividades podem incluir desafios, recompensas, rankings, narrativas envolventes e até mesmo o uso de tecnologias digitais. Ou seja, a ideia é transformar as atividades de aprendizagem em experiências divertidas e motivadoras, capturando a atenção e o interesse dos alunos.

        A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não trata estritamente do termo gamificação. Entretanto, ela ressalta a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança.

        Na etapa da Educação Infantil, por exemplo, a base indica práticas pedagógicas voltadas a interações e brincadeiras. Isso porque o lúdico na educação é de grande relevância especialmente na Educação Infantil. 

        Continue a leitura deste conteúdo e entenda a importância da metodologia. 

        Qual a importância da gamificação em sala de aula?

        A importância da gamificação em sala de aula está em despertar o interesse do aluno pelo aprendizado. Principalmente naqueles conteúdos que são menos dinâmicos e mais complexos para os estudantes.

        A metodologia também ludiciza a aprendizagem, dando leveza a determinadas discussões cotidianas.

        Por outro lado, é necessário enfatizar o desenvolvimento do senso sadio de competitividade. Portanto, essas ações mostrarão ao aluno que na vida sempre haverá perdas e ganhos e que isso é um processo natural.

        Além disso, a gamificação incentiva o espírito de equipe, tanto em jogos de grupos, quanto nas próprias competições, ensinando também o respeito e ética com adversários. 

        Por fim, os alunos podem ainda praticar o incremento do foco, dado que os jogos requerem dos praticantes o desenvolvimento de estratégias e atenção durante sua execução.

        Exemplos de gamificação em sala de aula

        Para entender melhor como funciona a gamificação, damos alguns exemplos que podem ser usados em sala de aula. Confira:

        Pontos e recompensas

        Nessa dinâmica, há um sistema de pontos em que os alunos marcam por completar tarefas, participar ativamente, fazer contribuições significativas ou alcançar metas. 

        Além disso, podem oferecer aos alunos recompensas, como distintivos virtuais, certificados ou pequenos prêmios. 

        No mais, a gamificação tem sido usada por muitos professores como uma das etapas da avaliação de aprendizagem do aluno, valorizando a importância de se promover um processo avaliativo contínuo e  dinâmico. 

        Níveis e desbloqueio de conteúdo

        Outro exemplo de gamificação é a organização de currículo em níveis, onde os alunos precisam completar determinadas tarefas ou alcançar objetivos específicos. 

        Dessa maneira, eles poderão desbloquear conteúdos subsequentes. Portanto, temos a criação de um senso de progressão e conquista.

        Jogos educativos

        Os jogos digitais ou físicos com propósitos educacionais também é uma forma de gamificação. Existem várias opções disponíveis para diferentes disciplinas e faixas etárias. 

        Os jogos podem envolver quizzes, quebra-cabeças, simulações ou atividades competitivas que reforcem conceitos e habilidades específicas.

        Competições e desafios

        As competições e desafios na gamificação ocorrem da seguinte forma: a turma é dividida em equipes e são criadas competições saudáveis com desafios relacionados ao conteúdo do currículo. 

        As atividades incluem jogos de perguntas e respostas, caças ao tesouro, debates ou projetos colaborativos. 

        Narrativas e histórias

        Narrativa ou uma história envolvente é uma excelente forma de gamificação que podem ser adicionados ao currículo. Desse modo, os alunos podem se envolver como personagens principais e avançar na história ao concluir tarefas, resolver problemas ou alcançar metas. 

        Plataformas e aplicativos digitais

        Algumas plataformas e aplicativos educacionais possuem elementos de gamificação incorporados. ?Assim, essas ferramentas podem oferecer desafios, recompensas, trilhas de progresso, rankings ou feedback imediato.

        Como a gamificação pode melhorar o engajamento dos alunos na sala de aula

        A gamificação torna o aprendizado mais envolvente e desafiador, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos. Com a introdução de elementos lúdicos, os estudantes se sentem motivados a superar seus próprios limites e alcançar melhores resultados. 

        Eles se envolvem de forma mais intensa com as atividades propostas, aumentando o tempo de concentração e diminuindo a sensação de tédio e monotonia.

        A gamificação também na sala de aula pode ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades e competências nos alunos, como por exemplo:

        • Resolução de problemas em jogos educativos estimula o pensamento crítico e a criatividade;
        • Jogos que envolvem trabalho em equipe promovem a colaboração e a comunicação;
        • A metodologia pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança.

        Em resumo, a gamificação em sala de aula é uma estratégia poderosa para melhorar o engajamento e torná-los mais ativos, motivados e envolvidos com o conteúdo curricular.

        Além disso, ela contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a atualidade. 

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