A abordagem STEAM é uma metodologia educacional interdisciplinar que integra várias áreas. Esta abordagem ganha cada vez mais destaque nas escolas ao redor do mundo.
Isso porque ela incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico, tais como o pensamento crítico, criatividade, colaboração e o trabalho em equipe.
Junto a isso, trata-se de um movimento que confirma sempre mais o papel do professor como um grande mediador da aprendizagem.
Neste conteúdo, vamos explorar o que é a abordagem STEAM e quais são os benefícios que proporciona para a educação dos alunos.
O que é a abordagem STEAM?
A abordagem STEAM (do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é um modelo de ensino interdisciplinar que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Essa abordagem enfatiza a resolução de problemas, a colaboração e a criatividade.
Portanto, temos a combinação das habilidades técnicas com habilidades sociais e emocionais.
Diferentemente do ensino tradicional, no STEAM o aluno é protagonista. Assim, a maioria do percurso de aprendizagem que ele empreende se dá por suas próprias descobertas, de forma lúdica, colaborativa e personalizada.
Qual o objetivo da abordagem STEAM?
O principal objetivo da abordagem STEAM é preparar os alunos para o mundo real, fornecendo-lhes habilidades e conhecimentos que serão necessários em sua vida acadêmica e pessoal.
Ao integrar várias disciplinas, os alunos aprendem a resolver problemas complexos usando diferentes habilidades e perspectivas. A abordagem STEAM incentiva os alunos a serem curiosos, criativos e a experimentar novas ideias.
Saiba as etapas da abordagem STEAM
Cada etapa da abordagem STEAM é fundamental para o sucesso do projeto, proporcionando aos estudantes oportunidades de desenvolver suas habilidades. Confira as etapas:
Explorar o tema
Inicialmente, o tema é apresentado aos estudantes, que são encorajados a explorar o assunto. Eles podem pesquisar, discutir em grupo, ver vídeos, visitar locais relacionados, entre outras atividades.
Aqui, cabe ressaltar a importância da escola oferecer aos estudantes o acesso a ambientes de aprendizagem que sigam além da sala de aula convencional.
Esses ambientes podem ser físicos (bibliotecas, laboratórios, quadras, halls, pátios ou outros espaços da escola e até do entorno), mas também virtuais (desde museus online até o recente metaverso).
Portanto, ambientes formais ou informais servem às práticas de pesquisa dos aprendentes.
Identificar um problema ou desafio
A partir da exploração do tema, os estudantes devem identificar um problema ou desafio relacionado ao assunto.
Daí, é importante que elaborem um roteiro da pesquisa, partindo de uma fundamentação teórica até o produto final.
Pesquisar e coletar informações
Os estudantes devem pesquisar e coletar informações relevantes para entender melhor o problema ou desafio identificado. Eles podem usar uma variedade de fontes, como sites, blogs, livros, artigos, vídeos e entrevistas.
Gerar ideias
Com base nas informações coletadas, os alunos devem gerar ideias para resolver o problema ou desafio. Para isso, eles precisam ser encorajados a pensar de forma criativa e resolutiva. Além disso, é sempre muito relevante que a ideia traga uma proposta de intervenção social.
Planejar e projetar
Depois de selecionar a ideia mais viável e promissora, os estudantes devem planejar e idealizar o projeto, levando em conta as necessidades e restrições identificadas. Também é imprescindível que pensem nas ferramentas e materiais necessários para a realização.
Implementar e criar
Usando as habilidades STEAM, devem criar e implementar a solução para o problema ou desafio identificado. Isso pode envolver programação, construção, experimentação e outros processos.
Testar e avaliar
Os alunos devem testar e avaliar o seu projeto para ver se funciona como esperado. A partir de um protótipo, fazer ajustes e melhorias, sempre necessários.
Comunicar e apresentar
Por fim, é preciso comunicar e apresentar o seu projeto para outros. Isso pode envolver a criação de um relatório, uma apresentação, um vídeo ou até um modelo físico.
A partir disso, explicar o processo de criação e os resultados obtidos, ao mesmo tempo em que recebem sugestões do grupo. As atividades STEAM têm um viés altamente colaborativo.
Aqui, têm se destacado dois preceitos recentes na Educação, mas que assumiram um papel de importante no protagonismo do aluno: o design thinking, que relaciona estética, forma, pensamento focados no ser humano e o storytelling, nada mais que o resgate das narrativas, tão comuns no cotidiano de povos ancestrais.
Mas qual é a importância da abordagem STEAM para crianças e adolescentes? Saiba mais continuando a leitura deste conteúdo.
Qual a importância da abordagem STEAM para crianças e adolescentes?
A geração Z, os chamados “Centennials”, são hoje 100% dos alunos da educação básica, por serem jovens e crianças nascidos entre 1995 e 2010. O mesmo acontece com a Geração Alpha, que nasceu a partir de 2010.
Por isso, todos os alunos da escola de hoje (do infantil ao ensino médio) são nativos digitais.
O STEAM tornou-se necessário para que o estudante melhor relacione os diferentes conteúdos das disciplinas com a noção de um mundo conectado.
Desse modo, tecnologias como Internet das coisas, educação 5.0 e Inteligência Artificial deixam de se configurar como ficção científica e passam a integrar a realidade.
Nesse sentido, uma abordagem que relacione tecnologia, artes e lógica é essencial para promover um diálogo deste novo aluno com o mundo real.
Além disso, a aprendizagem se torna mais eficiente e cada vez menos comprometida por métodos arcaicos de ensino, desinteressante para uma geração hiperconectada.
Quais os benefícios da abordagem STEAM para os alunos?
Agora que você sabe tudo sobre STEAM e sua importância para crianças e adolescentes, listamos seus benefícios para a educação dos alunos. Confira:
Aprendizagem interdisciplinar
O STEAM integra várias disciplinas, permitindo que os alunos vejam as conexões entre elas. Portanto, temos o aumento no interesse dos alunos em várias áreas do conhecimento, além de incentivá-los a serem mais curiosos e exploratórios.
Desenvolvimento de habilidades técnicas
A abordagem STEAM incentiva os alunos a usarem ferramentas e tecnologias avançadas. Desse modo, habilidades técnicas são adquiridas e os alunos são preparados para carreiras em áreas como engenharia, ciência da computação e tecnologia.
Trabalho em equipe
O STEAM incentiva a colaboração e o trabalho em equipe. Os alunos aprendem a compartilhar ideias e a trabalhar juntos em projetos.
Com isso, temos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, liderança e respeito mútuo.
Desenvolvimento do pensamento crítico
Baseado na resolução de problemas complexos, o Steam proporciona aos alunos aprenderem a analisar informações, identificar padrões e desenvolver soluções criativas.
Esse processo incentiva o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, que são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional.
Desenvolvimento da criatividade
Por fim, a STEAM também incentiva a criatividade e a experimentação. Os alunos são encorajados a elaborar um pensamento, bem como uma proposta de intervenção para o problema apresentado, a partir da experimentação de novas ideias.
Isso ajuda a desenvolver a confiança e autoestima, além de incentivá-los a serem mais inovadores.
Ao integrar diversas áreas, os alunos aprendem a resolver problemas complexos. Além disso, eles aprendem a colaborar e trabalhar em equipe, assim como desenvolver habilidades técnicas e a serem mais criativos.
Essas habilidades são, portanto, essenciais para a preparação dos alunos para o mundo real
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