Publicado em 29 de agosto de 2024
No mês de agosto, o calendário escolar marca o dia 22 como uma data para celebrar e enaltecer o folclore brasileiro. Reconhecido como um conjunto de costumes, crenças, lendas e provérbios, esse é um momento interessante para aproximar os alunos de diferentes idades, mais especialmente os mais novos, da cultura popular brasileira.
Pensando nisso, os professores e os coordenadores pedagógicos das unidades da Multiverso Educação criaram uma programação repleta de atividades lúdicas, interativas e divertidas para conectar os estudantes a esses elementos fundamentais e, dessa forma, compreenderem a diversidade cultural que faz parte da identidade nosso país.
O projeto começou na primeira semana de agosto com a apresentação do Folclore e sua origem. Desde a concepção da palavra até a sua versão brasileira, como consta no Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, apresentada no VIII Congresso Brasileiro de Folclore em 1995:
Nas semanas seguintes do mês de agosto, as crianças puderam participar de oficinas de brinquedos em sala de aula e ouvir sobre as lendas no momento de acolhimento. Do Infantil II ao Infantil IV, nossos alunos mergulharam nas histórias da Iara, Boto, Saci, Curupira, Cuca e Boitatá para aprender o fantástico mundo desses personagens tão marcantes.
Durante o mês, as crianças tiveram a oportunidade de realizar as atividades de musicalização, pintura no rosto, gesso e outros momentos lúdicos para compreender o que é diversidade cultural e como ela é presente em nosso país.
Quando ampliamos o universo de experiências das crianças, conhecimentos e habilidades ao trazer a pintura e arte de forma prática no dia a dia dos pequenos, diversificamos as suas possibilidades de aprendizagem. Isso ficou ainda mais evidente na Semana Cultural.
Tudo o que foi criado, depois, estava exposto nas paredes para que familiares, amigos e outras turmas pudessem acompanhar o trabalho dos colegas. Essa troca e interação não só abriu espaço para a criatividade, mas incentivou a troca de experiências entre as crianças.
Nesse momento, os nossos alunos foram além dos personagens mais conhecidos como Saci Pererê e o Curupira para criar apresentações únicas sobre outras figuras folclóricas de diferentes regiões do Brasil.
Enquanto criavam as fantasias e ensaiavam a coreografia, aproveitamos para aproximar e inserir os personagens e os elementos na cultura local, assim como convidar os pequenos a se aproximarem das parlendas, adivinhas e trava-línguas.
Essas propostas esteve envolvida em uma proposta interdisciplinar, mostrando para a turma as oportunidades de vivenciar momentos em que é possível contemplar e aproveitar esses enredos, mas que suas histórias atravessam a vivência e as características de cada região.
A comida também é uma das principais formas de expressar a nossa diversidade cultural. Mais do que sabores e ingredientes, a gastronomia reflete a riqueza e a variedade das tradições culinárias em diferentes lugares do país. Cada lugar possui sua própria forma de preparar os alimentos, moldados por sua história, geografia e tradições.
Por esse motivo, na Educação Infantil trouxemos essa questão da diversidade por meio de um piquenique em que cada aluno levou para a escola um tipo de prato diferente. Em seguida, comemos todos juntos, provando essas delícias e contextualizando de onde elas vieram e como foram preparadas.
Reforçando nosso posicionamento de ser uma rede de apoio para os familiares dos alunos, as unidades da Multiverso Educação abriram as portas para toda a família entrar e participar desses momentos ao lado das crianças.
Um mundo repleto de possibilidades e descobertas. Na nossa escola, dedicamos uma atenção especial à primeira infância, pois sabemos que ela tem que ser vivida com muita alegria e, claro, acompanhada sempre do aprendizado. Por isso, a Semana Cultura foi um momento riquíssimo de convívio e boas recordações para todos que participaram dela.
Continuar cultivando esses momentos de criatividade e amor pelo conhecimento é o nosso propósito. Quer saber como todo esse conceito funciona na prática na nossa rotina escolar? Marque uma visita e conheça uma de nossas unidades.