Deixe sua mensagem.
    Retornaremos em breve!





      Deixe sua mensagem.
      Retornaremos em breve!






        Quer fazer parte da equipe? Cadastre-se agora!

        Cultura Popular: quais são os meios de trabalhar o assunto na escola?

        29 agosto 2024

        No mês de agosto, o calendário escolar marca o dia 22 como uma data para celebrar e enaltecer o folclore brasileiro. Reconhecido como um conjunto de costumes, crenças, lendas e provérbios, esse é um momento interessante para aproximar os alunos de diferentes idades, mais especialmente os mais novos, da cultura popular brasileira. 

        Pensando nisso, os professores e os coordenadores pedagógicos das unidades da Multiverso Educação criaram uma programação repleta de atividades lúdicas, interativas e divertidas para conectar os estudantes a esses elementos fundamentais e, dessa forma, compreenderem a diversidade cultural que faz parte da identidade nosso país. 

        O que foi abordado na Semana Cultural da Multiverso Educação?

        O projeto começou na primeira semana de agosto com a apresentação do Folclore e sua origem. Desde a concepção da palavra até a sua versão brasileira, como consta no Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, apresentada no VIII Congresso Brasileiro de Folclore em 1995:

        “Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO. A expressão cultura popular manter-se-á no singular, embora se entendendo que existem tantas culturas quantos sejam os grupos que as produzem em contextos naturais e econômicos específicos.”

        Nas semanas seguintes do mês de agosto, as crianças puderam participar de oficinas de brinquedos em sala de aula e ouvir sobre as lendas no momento de acolhimento. Do Infantil II ao Infantil IV, nossos alunos mergulharam nas histórias da Iara, Boto, Saci, Curupira, Cuca e Boitatá para aprender o fantástico mundo desses personagens tão marcantes.

        A cultura em forma de arte

        Durante o mês, as crianças tiveram a oportunidade de realizar as atividades de musicalização, pintura no rosto, gesso e outros momentos lúdicos para compreender o que é diversidade cultural e como ela é presente em nosso país. 

        Quando ampliamos o universo de experiências das crianças, conhecimentos e habilidades ao trazer a pintura e arte de forma prática no dia a dia dos pequenos, diversificamos as suas possibilidades de aprendizagem. Isso ficou ainda mais evidente na Semana Cultural.

        Tudo o que foi criado, depois, estava exposto nas paredes para que familiares, amigos e outras turmas pudessem acompanhar o trabalho dos colegas. Essa troca e interação não só abriu espaço para a criatividade, mas incentivou a troca de experiências entre as crianças. 

        Apresentação de parlendas e novas descobertas

        Nesse momento, os nossos alunos foram além dos personagens mais conhecidos como Saci Pererê e o Curupira para criar apresentações únicas sobre outras figuras folclóricas de diferentes regiões do Brasil. 

        Enquanto criavam as fantasias e ensaiavam a coreografia, aproveitamos para aproximar e inserir os personagens e os elementos na cultura local, assim como convidar os pequenos a se aproximarem das parlendas, adivinhas e trava-línguas.

        Essas propostas esteve envolvida em uma proposta interdisciplinar, mostrando para a turma as oportunidades de vivenciar momentos em que é possível contemplar e aproveitar esses enredos, mas que suas histórias atravessam a vivência e as características de cada região. 

        Gastronomia e a cultura presente na cultura popular de diversas regiões do país

        A comida também é uma das principais formas de expressar a nossa diversidade cultural. Mais do que sabores e ingredientes, a gastronomia reflete a riqueza e a variedade das tradições culinárias em diferentes lugares do país. Cada lugar possui sua própria forma de preparar os alimentos, moldados por sua história, geografia e tradições.

        Por esse motivo, na Educação Infantil trouxemos essa questão da diversidade por meio de um piquenique em que cada aluno levou para a escola um tipo de prato diferente. Em seguida, comemos todos juntos, provando essas delícias e contextualizando de onde elas vieram e como foram preparadas. 

        A participação e a presença constante dos familiares neste momento tão importante

        Reforçando nosso posicionamento de ser uma rede de apoio para os familiares dos alunos, as unidades da Multiverso Educação abriram as portas para toda a família entrar e participar desses momentos ao lado das crianças. 

        Um mundo repleto de possibilidades e descobertas. Na nossa escola, dedicamos uma atenção especial à primeira infância, pois sabemos que ela tem que ser vivida com muita alegria e, claro, acompanhada sempre do aprendizado. Por isso, a Semana Cultura foi um momento riquíssimo de convívio e boas recordações para todos que participaram dela.

        Continuar cultivando esses momentos de criatividade e amor pelo conhecimento é o nosso propósito. Quer saber como todo esse conceito funciona na prática na nossa rotina escolar? Marque uma visita e conheça uma de nossas unidades.