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        Aprendizado lúdico: o reflexo das experiências dos alunos fora da sala de aula

        29 outubro 2024

        Muito além dos livros e das salas de aula por meio de conteúdo tradicional. Na escola, é importante planejar diversas formas de ensinar os alunos, especialmente aqueles que estão nas primeiras fases da vida, com atividades que incentivem o aprendizado lúdico, a prática de esportes e uma abordagem humanizada na relação entre educadores e estudantes.

        Essas intervenções os preparam para desempenhar o seu papel na sociedade. Por isso, são tão importantes para o seu desenvolvimento psicológico, social e cognitivo. Por meio de brincadeiras e atividades esportivas, é possível oferecer melhor compreensão de como o mundo funciona, além de aceitar, demonstrar e vivenciar suas emoções.

        Atividades lúdicas e a maneira de aprender brincando

        Aprendizado lúdico significa compreender que as metodologias pedagógicas podem ser aplicadas em atividades recreativas e jogos, onde a aprendizagem está no processo central daquele momento de interação das crianças e adolescentes com os colegas e educadores. 

        Quando brincam ou jogam, eles desenvolvem sua criatividade, ampliam a capacidade de raciocínio e experimentam diferentes formas de solucionar problemas ou lidar com situações no dia a dia. Tudo isso de uma forma leve e divertida, com regras e sem formalidades. 

        Aprender dentro deste contexto é um processo natural e menos “formal”, ou conteudista, do que em sala de aula, abrindo as portas para que o aluno absorva o conhecimento. Entre os benefícios dessas práticas, estão:

        • Socialização: brincar promove a interação entre as crianças, favorecendo a troca de vivências e o aprendizado em grupo.
        • Comunicação: abrir espaço para o contato com diferentes formas de linguagem.
        • Habilidades motoras: incentivar o desenvolvimento das capacidades motoras.
        • Cognitivas: é possível estimular as habilidades cognitivas e linguísticas.
        • Afetivas: brincar gera um ambiente de segurança e confiança, essencial para o crescimento emocional da criança.
        • Criatividade e Pensamento Crítico: despertar o interesse e o prazer pelo conhecimento, incentivando as crianças a serem criativas, críticas e reflexivas.

        Vale ressaltar que esse tipo de interação é tão importante, que está presente na Base Nacional Comum Curricular. A BNCC apresenta um conjunto de direitos para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, entre os quais está o brincar. 

        Além disso, o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que brincar e se divertir são direitos fundamentais das crianças e adolescentes. 

        O papel das atividades esportivas no processo de aprendizagem

        Além da saúde e o bem-estar, as atividades esportivas são grandes aliadas no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Por meio do esporte, as turmas de diferentes idades aprendem a trabalhar em equipe, lidar com desafios, superar seus limites, desenvolver resiliência e disciplina, além de respeitarem uns aos outros. 

        Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação prática mínima de atividades físicas de 5 a 17 anos é de 60 minutos diários, em pelo menos três dias da semana. Já para adultos, a recomendação é de 150 a 300 minutos de exercício moderado por semana, ou 75 a 150 minutos semanais de atividades intensas.

        Além das questões associadas à saúde, ensinar esportes na escola estimula a concentração, a memorização e a capacidade de resolver problemas, habilidades que impactam diretamente no desempenho acadêmico. Afinal, essas modalidades contribuem para o desenvolvimento da consciência corporal de cada um. 

        aprendizado-ludico-multiverso-educacao

        Dessa forma, as crianças conseguem se conhecer cada vez melhor, entendendo os limites do próprio corpo e como podem se desafiar de maneira saudável. Vale ressaltar que esporte contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades de motricidade fina, capacidades físicas aprimoradas por meio da prática.

        Ao unir o prazer do brincar e a disciplina do esporte, criamos um ambiente onde o aluno se sente motivado a aprender, explorando suas próprias capacidades e talentos.

        A conexão entre esporte e ludicidade na Multiverso Educação

        Nas unidades da Multiverso Educação, acreditamos que as atividades esportivas e lúdicas devem estar integradas ao currículo escolar. Alguns exemplos são a Feira de Ciências, Feira de Habilidades, Interclasses, a Corrida e as Arenas Multiverso, que sempre tem o propósito de criar momentos de proximidade e conexão com as famílias dos nossos alunos. 

        Por meio dessas iniciativas de aprendizado lúdico, as crianças e os adolescentes aprendem conteúdos teóricos dentro da sala de aula, que são extremamente importantes para o seu desenvolvimento, e complementam seu desenvolvimento para a vida em sociedade.  

        Essa abordagem mais dinâmica e interativa favorece a construção de uma aprendizagem significativa, onde o conhecimento é construído com base em experiências em que os alunos podem explorar e conhecer o mundo a seu próprio modo, mas inserido em um contexto coletivo onde se fala sobre isso. 

        Na Multiverso Educação, acreditamos que esse é um dos caminhos de ensinar e aprender, formando indivíduos mais saudáveis e preparados para os desafios do futuro. Agende uma visita em uma de nossas unidades e descubra uma verdadeira rede de apoio para a sua família